Integratividade

Integratividade, em Medicina , é um conceito que se refere ao funcionamento integrado, unido, coeso, entre órgãos e sistemas do corpo e do Ser Humano.

Implica que todos os órgãos e sistemas funcionam com perfeita harmonia na busca do equilíbrio e da saúde.

A Medicina Convencional, com frequência, divide o corpo e o ser humano em partes, mas é apenas para facilitar o estudo, em razão da grande complexidade dos temas.

equilibrio

Todavia, aquele médico que conseguir integrar conceitos e ter uma visão holística (Holos = todo) poderá ter uma percepção mais completa da essência profunda do ser humano e compreender o paciente na sua existência multifacetada.  Assim, poderá captar melhor o sofrimento do paciente e as causas dos seus desequilíbrios, providenciando um tratamento mais completo, profundo e duradouro.

Neste âmbito, não podemos esquecer que o ser humano vive no seio da Natureza, não me refiro à natureza às vezes simplificada, mas à Natureza como fonte de VIDA, de Criatividade, da bioquímica e da Biologia em todos os seus níveis, das forças Físicas, das mais simples às mais complexas.

Na atualidade, vivemos novos paradigmas. A bioquímica, a Biologia e a biofísica estão-se reencontrando. É uma espécie de “Salto Quântico”.

Num enfoque mais elevado, somente a nossa Introspecção e Intuição podem captar estes níveis energéticos. Da doença caminha-se para a cura e a saúde. Então o ser humano poderá viver e expressar sua realização mais alta, o sentido completo da Vida, aquilo que veio reconquistar neste plano: a expressão mais elevada e os desígnos mais nobres da Existência do Ser.