A palavra se origina do grego: hormóis + páthos = “semelhança” + “doença”. Não é uma terapia alternativa. Legalmente só pode ser exercida por Médicos. Foi fundada ou criada por Samuel Hahnemann (1755 – 1843). Sua base principal e “Similia similibus curantur” (o semelhante pelo semelhante se cura). Quer dizer, o tratamento ocorre a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma em uma pessoa saudável. A terapia natural entende o sintoma como uma reação contra a doença. A doença seria um desequilíbrio da Energia Vital, conceito básico e fundamental na terapia natural, que reequilibra esta Energia Vital, restabelecendo a saúde.
Atualmente é o segundo sistema médico mais utilizado no mundo inteiro, primeiramente em razão de sua alta eficácia, baixo custo, ausência de efeitos colaterais (quando indicada corretamente); facilidade, natural, sem absolutamente nenhum produto químico estranho ao organismo usado como conservante(exceto o álcool comum; em pequeníssimas quantidades).
O tratamento sempre leva em conta o conjunto total do ser humano: suas emoções, estados mentais, pensamentos, idéias, desejos, sonhos, sintomas psicológicos e físicos. É examinada a totalidade da pessoa, e o medicamento homeopático trata exatamente esta totalidade, através de uma seleção e hierarquização dos sintomas (que se chama repertorização). Este medicamento homeopático vai atuar sobre a Energia Vital, que está intimamente ligada à Mente e ao corpo do paciente. Assim é refeito o equilíbrio, e a saúde retorna.
A OMS – Organização Mundial da Saúde reconhece a eficácia da terapia natural e recomenda que os países a usem, embora aconselhe mais pesquisas.
Nos Estados Unidos, há muitas décadas, o famoso Médico Hering foi contratado para se infiltrar no meio Homeopático e investigar ou espionar os resultados, para assim combater e tentar destruir a terapia natural. Qual não foi a surpresa do resultado. O mesmo Dr. Hering achou a terapia natural tão lógica, racional e eficiente que se converteu em um dos maiores Homeopatas de todos os tempos. Chegou a criar a Lei de Hering, que sistematiza as etapas da cura Homeopática.
Hoje, ocorre a mesma coisa. Qualquer Médico que se oriente pela Medicina baseada em evidências fica maravilhado, encantado, com os efeitos magníficos da terapia natural. Os pais das crianças pacientes ficam contentíssimos.
Com o resultado, os pais vêem seus filhos tomando cada vez menos antibióticos, corticóides, anti-inflamatórios, menos antialérgicos e outros medicamentos , muitos dos quais com pesados efeitos colaterais. Além disto, o Medicamento Homeopático é extremamente barato. Seguidamente quem combate a terapia natural é porque não a conhece bem. É a Medicina do passado, do presente e do futuro.